O CTG

CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS JOÃO SOBRINHO. È uma sociedade tradicionalista civil de direito privado, sem fins lucrativos, com sede na Tapera dos Quadros neste município de Capão da Canoa.

Foi fundada a 09 de abril de 1965, sendo seu 1º. Patrão o Sr. Otávio Raulino de Souza, que permaneceu no cargo até inicio dos anos 80, quando a partir de então passou a desenvolver plenamente todas as atividades previstas estatutariamente, com a aquisição da atual sede.

Possui a sua sede social, numa área de 20ha. Com total infraestrutura de acampamento para realização de Rodeios e outros eventos sociais.

* Pugnar pela presença marcante dos motivos gauchescos em todas as manifestações do pensamento e da cultura sul-riograndense.

* Divulgar o folclore do Rio Grande do Sul, por todos os meios possíveis, especialmente voltados à popularização das nossas danças e músicas típicas regionais.

*Desenvolver por todos os meios, atividades que vise a defesa do patrimônio moral, cultural, artístico e recreativo.

*Pugnar pelo congraçamento de todos os sul-riograndense, sob o pálio da tradição crioula.

Realiza anualmente na primeira quinzena do mês de abril, juntamente com o aniversário do município, um dos maiores eventos populares da nossa cidade e o maior evento tradicionalista desta, que é o RODEIO CRIOULO DE CAPÃO DA CANOA, tendo sua primeira edição sido realizada no ano de 1983.

Apesar de ter sido fundado no ano de 1965, a sociedade passou a desenvolver plenamente os seus objetivos a partir do ano de 1980, quando negociou a área que possuía no perímetro urbano de Capão da Canoa, nas proximidades da rua General Osório (onde hoje é a escola Cícero Brogni, Posto de Saúde, etc...), e até então apenas desenvolvia atividade esportiva de carreiras em cancha reta, pois não havia espaço físico para as demais atividades, tendo então adquirido a área onde hoje está a sede da sociedade, à beira da lagoa dos Quadros, com 20ha. Disponibilizando neste local, área de acampamento com total infraestrutura, parque de rodeios, vila hípica, salão social, local para prática de esportes e outras atividades.

A sociedade é composta em seu quadro social pelas categorias de sócios, Fundadores, Patrimoniais, Beneméritos e Contribuintes.

Mantém em atividade o seu departamento artístico, através dos grupos de dança, e outras modalidades, onde destaca o título máximo do Estado, obtido no Festival Gaúcho de Arte e Tradição – FEGART no ano de 1988, modalidade grupo de danças adulto e campeão estadual de trovas através do trovador SATIRO ROCHA no mesmo ano; FEST MIRIM no ano de 2002, modalidade grupo de danças mirim e JUVENART em 2003, modalidade grupo de danças juvenil, e na história recente recebeu troféu “Destaque Invernada Artística mais popular do Estado” no FEGGART EDIÇÃO DE OURO realizado na cidade de Farroupilha nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2015, onde reuniu todos os ex-campeões estaduais na modalidade grupos de danças adulto, tendo o CTG se apresentado com o atual grupo adulto e alguns pares campeões de 1988 .

Atua também com o departamento cultural, tendo por diversas vezes obtidos títulos regionais com seus peões e prendas.

O CTG João Sobrinho atualmente representa a 23ª RT do MTG com a primeira prenda juvenil regional: Srta. Francesca Mondadori.

Recentemente o CTG João Sobrinho foi homenageado pelo MTG-RS, pela passagem do seu 50º Aniversário de fundação.

FUNDADO EM 09 DE ABRIL DE 1965 TAPERA DOS QUADROS – CAPÃO DA CANOA – RS

Mantém também em atividade os departamentos, campeiro e o departamento de bocha, participando ativamente nas promoções locais, regionais e fora dessa quando convidado.

patronagem